Por ser uma viagem toda em dólares, qualquer despesa que você consiga enxugar quando estiver em Orlando terá um resultado certamente positivo no final, não é mesmo?

Todas as escolhas que você faz determinam como sua viagem vai se desenhar e, no fim, o montante que você vai gastar.

Desde o momento em que decide a época em que vai viajar, passando pela escolha do hotel, quantos parques vai visitar, qual meio de transporte escolheu, o que vai comer... tudo isso impactará no valor total investido na viagem e por isso vou listar aqui dicas para economizar em Orlando e fazer seu suado dinheirinho render mais!
Imaginando que essas escolhas já estão sacramentadas, vamos focar na parte onde conseguimos flexibilizar os gastos: no dia a dia!

Alimentação

Separe o 1o "passeio" da sua viagem para um destino: um supermercado de sua preferência, como Walmart, Target ou Publix - mas o Walmart normalmente é o mais barato, tá bom?

Por lá compre bebidas (água, sucos, refrigerantes, leite), snacks como queijos e oleaginosas, pão de forma, frios, cream cheese, achocolatados, frutas já cortadinhas e higienizadas, biscoitos, tudo para ir tapeando o estômago e almoçar o mais tarde possível. Assim, vai comer uma vez no dia dentro de um restaurante do parque. Levar suas bebidas (água, refrigerante, suco, iced tea) também sai muito mais em conta do que comprar nos parques. Assim, na hora da refeição pedirá apenas um copo de gelo e vai economizar porque já terá levado sua bebida. Latas e embalagens de vidro não são permitidas, mas existem refrigerantes e sucos à venda nos supermercados em garrafinhas de plástico e esses podem entrar na mochila sem problemas.

Se o seu hotel não incluir café da manhã e dispor apenas de frigobar, vale a pena comprar uma sanduicheira baratinha no supermercado, que costuma custar em torno de US$10 + taxas. Tome café da manhã no quarto e leve seus sanduíches e biscoitos para comer durante o dia, evitando assim, gastos excessivos com alimentação durante o dia.

Mas, estando hospedado num hotel com cozinha, além do que já falamos acima, pode fazer um jantar rápido e prático no fim do dia, nem que seja de vez em quando. Quanto mais refeições fizer no hotel, menores serão seus gastos com alimentação na viagem. Invista em congelados comprados no Walmart e Walgreens (sim, na farmácia também é comum vender comida congelada) que tem valores a partir de US$1.45 (suj. a alterações) e algumas marcas são até bem gostosas! Tem desde massas até carnes, pizzas e sopas.

Para comprar alimentos brasileiros, principalmente para as crianças que podem sentir falta de alguma coisa, recomendo o supermercado Seabra Foods - 5571 International Drive.

Quando o assunto são os restaurantes é importante ter em mente que os estabelecimentos com serviço de mesa, isto é, os que têm garçom, tendem a sair mais caros porque, além da conta, você deverá adicionar o valor da gorjeta ao final. Ainda assim, diversos deles apresentam ótimos preços e não precisam ficar de fora da sua programação. Confira se os pratos podem ser divididos, muitas vezes as porções são grandes e servem mais de 1 pessoa.
Se sobrar uma quantidade considerável de comida, não hesite em pedir "to go". Em alguns lugares o garçom vai trazer a embalagem pra viagem na mesa e você mesmo vai preparar sua "marmita". Leve e guarde no frigobar, pode servir pra matar a fome que bate depois do banho, antes de dormir!

Vou listar abaixo alguns restaurantes que recomendo quando a grana estiver curta; eles tem preço justo mas alguns tem serviço de mesa, logo, precisará pagar a gorjeta, entre 15% e 20% do valor da conta. 

Earl Of Sandwich, Blaze Fast-Fire'd Pizza, Red Lobster, Olive Garden, Miller`s Ale House, Pollo Tropical, Panda Express, Giordano's, Perkins, Buca di Beppo, Chipotle, Cheesecake Factory e Five Guys.

Não deixe de pesquisar no Google sobre cada um deles e já listar os que deseja conhecer. Na hora de ir, coloque o nome do restaurante no app de rotas, Waze por exemplo, e ele te direcionará para a unidade mais próxima da sua localização atual.

Nos restaurantes Fast Food como Mc Donald's, Burger King e Wendy's é comum encontrar um menu promocional ("value menu ou Dollar menu") com preços irresistíveis. Fique de olho no cardápio!

As refeições com personagens e em restaurantes temáticos não são opções econômicas, mas ainda assim dá pra economizar no dia em elas que forem acontecer. Pra isso, procure agendar horários no meio da manhã ou da tarde, para unir duas refeições numa só. Por exemplo, marque um café da manhã para mais ou menos 11h, assim vai unir o café e o almoço; se agendar um jantar para 17h consegue unificar almoço e jantar. Desta forma, acaba fazendo duas refeições em uma.

Nesses dias de refeições com personagens, abuse dos lanches preparados no hotel, pra não gastar com mais nada de comida no parque.

A Disney está retornando com os famosos planos de refeições, os Dining Plans, que, sabendo utilizar os créditos, farão com que você acabe não gastando nada a mais em alimentação nos seus parques. É uma excelente estratégia para ter um custo X benefício melhor, ainda mais se estiver se hospedando na Disney!

Na rede de parques do Sea World também existe um plano de refeições, o All-Day Dining Deal. Com um pequeno acréscimo no ingresso, você terá direito a entrada (prato principal), um acompanhamento ou sobremesa e bebida não alcoólica de tamanho regular a cada 90 minutos. Vale muito a pena, porque só a diferença do ingresso, em geral, seria o preço de uma refeição. Podendo comer a cada 1h e meia, o investimento já foi compensado! Dependendo do tamanho do grupo pode ser vantagem também a compra do copo de bebidas com refil. No dia da compra você tem refil grátis quantas vezes quiser e nos outros dias, pode pagar apenas um valor para continuar usando.

Nos parques da Universal não tem plano de refeições mas os copos refil também fazem sucesso. Mesmo esquema do Sea, compra e usa no primeiro dia, pra reativar, paga apenas uma taxa.

Em geral as bebidas que entram no refil são água, refrigerante, sucos Minute Maid ou marca similar, energéticos e eventualmente aquela raspadinha de gelo com sabor concentrado de frutas. Cada rede tem seu próprio cardápio de bebidas.

 

Cupons de desconto

Diversas lojas e restaurantes oferecem cupons de desconto se você se cadastrar no site deles ou baixar seu app. Portanto, se cadastre nos sites das suas lojas preferidas com antecedência, para já ir recebendo por email as promoções e ficar atento a como elas funcionam.
O RetailMeNot e o SnipSnap são os aplicativos de cupons mais conhecidos. Recomendo os dois! Os mesmos aplicativos de cupons que servem para lojas diversas também podem oferecer cupons para restaurantes. Só não adianta baixar os cupons com muita antecedência, porque normalmente eles têm prazo curto de utilização.

E, quando fizer uma compra, pode ser que receba cupons para as próximas visitas à loja. Sem falar que no rodapé das notas fiscais podem vir descontos interessantes. Fique de olho!


Água

Já falamos em levar suas bebidas pros parques e sabemos que as garrafas pesam! Para diminuir o volume da mochila, você pode deixar para beber água nos parques de graça. Sim, todos os parques fornecem água para os visitantes sem cobrar por isso!

Quando passar por qualquer restaurante quick service ou quiosque que tenha refrigerante de máquina basta dizer: "Can I have a cup of water, please?". Caso o restaurante/quiosque esteja vazio, você pode se dirigir direto ao funcionário que está enchendo os copos e pedir. Mas se tiver gente na fila, é recomendado entrar atrás e esperar sua vez para fazer o pedido. Não diga somente "Water", eles podem entender que você quer comprar uma garrafa. Então sempre peça "a cup of water" e não se esqueça do "please"! Você vai receber um copo de água gelada totalmente gratuito. E o melhor: a água das máquinas de refrigerante não tem gosto, como a dos bebedouros!

 

Transporte

A melhor e mais eficiente maneira de se locomover em Orlando é, sem dúvida, alugando um carro. Você poderá fazer o que quiser, a hora que der vontade. A liberdade e a autonomia que o carro proporcionam, valem demais o investimento do aluguel.
No entanto, se você não pode, não quer ou por outro motivo prefere não alugar um carro, vai ter como opção usar os aplicativos Uber e Lyft. Os dois são em português (o Uber inclusive, se você já usar no Brasil, é exatamente o mesmo aplicativo, não precisa alterar nada pois ele reconhece que você está em outro lugar e o pagamento será em moeda internacional) e saem bem mais em conta que táxis e transfers particulares.
Antes de pedir o carro, simulem nos dois aplicativos o trajeto para ver qual fica mais em conta, a diferença às vezes pode ser grande.

No Uber e no Lyft não é aceito pagamento em dinheiro, então você vai precisar cadastrar um cartão de crédito internacional para o pagamento das corridas e terá o acréscimo do IOF em cada transação. Para fugir do imposto as alternativas são usar o cartão de débito da NOMAD (faça o seu gratuitamente aqui) ou comprar um gift card dos aplicativos. São cartões pré-pagos vendidos em farmácias e lojas de conveniência dos postos de gasolina, e você vai adicionar o crédito à eles direto no caixa do estabelecimento onde o comprarem.

Não esqueça que a cada ida ao Walmart, farmácia, lojinha, outlet, restaurante, parques, você vai pedir um carro. Ida e volta. O gasto é fracionado, você parece não sentir, mas pode pesar no orçamento.

Por isso eu deixo o alerta: gastos com carros de aplicativos podem se tornar uma desagradável surpresa no final da viagem, já que além de serem feitos de pouquinho em pouquinho, ainda tem o agravante que, nos horários de pico, as tarifas dinâmicas fazem os preços subirem bastante. Aí ou você aguarda a tarifa baixar ou acaba gastando mais pra chegar logo no hotel.

Por essa e por outras eu sempre prefiro o carro alugado! Sem surpresas com gastos e total autonomia para curtir a viagem no seu ritmo. Se quiser fazer uma cotação, é só clicar aqui.

Para quem estiver hospedado em hotel com shuttle e não estiver com carro alugado, pode economizar utilizando o transporte do hotel.

A questão é só entender direitinho como funciona, porque os melhores shuttles terão uma saída para cada parque, mas alguns hotéis podem, por exemplo, deixar e buscar somente no EPCOT. Nesse caso, de lá você tem que pegar um dos transportes gratuitos oferecidos pela Disney. Dá para fazer? Sim! Mas você acaba perdendo muito tempo. E na sua viagem, tempo é dinheiro.
Mais uma vez, estude as rotas do shuttle e os horários de saída e retorno, para não chegar tarde demais, perdendo as preciosas primeiras horas do dia onde as filas das atrações estão menores e nem ir embora antes do encerramento e acabar deixando de assistir ao show de fogos só porque o ônibus do hotel já vai sair, não é?

Ah! e não esqueça de garantir que tenha internet no seu celular, pois nem todos os lugares tem wifi.

 

Chip de internet

Com a evolução da tecnologia dos smartphones, muitos não precisam mais de chip físico para funcionar. Portanto, se você não tem plano internacional na sua operadora, confira se o seu aparelho é compativel com os E-SIM. São chips virtuais, com o mesmo valor de contratação de um chip físico, mas que não tem o custo do frete!

Dependendo do lugar onde more, só o valor do envio fica o mesmo do chip, então já é uma grande economia.

Nós recomendamos a SIM PREMIUM, que conta com tecnologia E-SIM, ou seja, toda a instalação é feita online, com um atendente te auxiliando.

Para conseguir um preço ainda melhor, use nosso cupomfalandodeorlando.

 

Com crianças

Economizar com a criançada enlouquecendo com tantos brinquedos nas lojinhas dos parques é difícil mesmo. 

Algumas coisas muito específicas pode ser que realmente você só encontre naquela loja temática do parque, porém, a grande maioria dos produtos estará nas lojas principais dos parques e no Disney Springs. Minha sugestão é a seguinte: os produtos da Disney, deixe para comprar no Disney Springs, na gigante World of Disney, após ter visitado todos os parques. Assim você seleciona melhor o que realmente quer, depois de já ter visto tudo. No caso da Universal, deixe para comprar na loja principal do último parque da Universal que visitar. O lugar mais barato para comprar produtos oficiais da Disney é a Disney's Character Warehouse, uma loja que fica nos dois Premium Outlets. Nelas estão produtos que normalmente deixaram de ser vendidos nos parques. Tem dias que a loja está maravilhosa, repleta de orelhinhas, blusas, canecas, chaveiros, pelúcias, brinquedos, fantasias... Outras vezes não tem tantos produtos irresistíveis, mas você sempre encontra algo legal. Nos supermercados Walmart e Target você também encontra uma seção enorme de lembrancinhas de parque. São produtos licenciados, mas não são oficiais da Disney e Universal. Algumas coisas são bemmm mais baratas e valem a pena, outras não têm uma diferença tão grande de preço, e aí nesse caso recomendo analisar, pois a qualidade dos produtos oficiais costuma ser superior.

Também sugiro que, ao fazer compras no supermercado, já adquira um ou dois brinquedos como jogos e quebra cabeças e guarde como coringa na hora em que os pequenos começarem a pedir tudo. Com o fechamento da Toys R Us, os supermercados e lojas como Five Below se tornaram as melhores opções para comprar brinquedos com preços legais pra criançada.

No próximo post falaremos de compras em Orlando com mais dicas para você precisar de um contêiner no retorno ao Brasil! Brincadeira, hehehehe!


Programação além parques gratuita

Nos arredores de Orlando há 3 locais deliciosos para caminhar e apreciar a paisagem: Celebration, Winter Park e Lake Eola. Nos finais de semana costuma haver feirinha de produtores locais, e é quando eles ganham vida com a presença dos moradores. Aproveite para fugir dos parques, que tendem a ficar mais cheios nos finais de semana.
Para os amantes de natureza, recomendo uma visita a um dos Springs - piscinas naturais com águas cristalinas - da região. Eu, particularmente, gosto muito do Blue Spring State Park, que fica a cerca de 50 minutos de Orlando. O estacionamento no momento custa U$6,00 por veículo, suj. a alteração.

São passeios gratuitos mas que, se não segurar a vontade, vai acabar gastando com alimentação e souvenires. Então, fique atento para não acabar sendo um programa caro!

Não temos praia em Orlando, e eu sempre costumo dizer que muitas praias do Brasil dão um banho nas daqui da Flórida, então, não acho que seja um passeio imperdível. Mas, se quiser ter essa experiência, as que eu mais curto são Anna Maria Island ou Clearwater - ambas banhadas pelo Golfo do México e ficam, respectivamente, a cerca de 1:50h e 1:30h de Orlando. As praias daqui não tem estrutura como no Brasil, então se decidir visitá-las leve sua cadeira, guarda-sol, toalhas, bebidas e comida. Não haverão vendedores de queijo coalho nem milho verde! Hehehe!

Ah, muito importante: é terminantemente proibido consumir álcool nas praias, tá bom? Existe fiscalização e a multa é mais salgada que a água do mar.

Disney Springs - O centro de entretenimento da Disney é parada obrigatória na sua viagem. Cinema, boliche, lojas, bares, restaurantes, música ao vivo... O local é tão incrível, que vale a pena visitar com calma ou até incluir em 2 dias de sua programação. O estacionamento é gratuito.

Universal City Walk - É o complexo de entretenimento da Universal. Cinema, lojas, restaurantes, bares, karaokê, clubes noturnos... Alguns ingressos incluem entrada no karaokê e nas boates. City Walk fica em frente às entradas dos parques da Universal, então uma opção é curtir o local depois de visitar os parques, se não estiver muito cansado. Ou pode voltar um dia à noite só para aproveitar o City Walk. A partir das 18h o estacionamento é gratuito.

Hotéis da Disney - Você sabia que pode visitar os hotéis da Disney e até comer em seus restaurantes, mesmo sem ser hóspede? Estão definitivamente dentre meus passeios favoritos em Orlando. Se você tiver reserva em um dos restaurantes, a entrada de carro é garantida. Se não for o caso, pode ser que não haja vaga para estacionar, pois eles priorizam os hóspedes e visitantes com reserva nos restaurantes. Caso não queira arriscar, pode estacionar no Disney Springs e lá você encontrará ônibus para todos os Resorts Disney. Não precisa ser hóspede para acessar os ônibus. Todo o transporte (monorail, barcos, ônibus e o Skyliner - gôndolas aéreas) podem ser utilizados por qualquer visitante de Walt Disney World. 

Vou deixar 3 sugestões de roteiros de passeios nos hotéis da Disney para você já se programar: 

1- Se tiver um 2o dia de visita ao Magic Kingdom, pode estacionar no parque e fazer esse passeio antes de entrar. Senão, tente estacionar direto em um dos hotéis, ou então pegar o ônibus de Disney Springs. Do estacionamento do Magic Kingdom você vai a pé até o Disney's Polynesian Village Resort. Visite o hotel e depois siga caminhando à beira da Seven Seas Lagoon até Disney's Grand Floridian Resort & Spa, um dos hotéis  mais impactantes da Disney. Visite o hotel e depois pegue um barco ou Monorail até o Magic Kingdom, caso faça seu 2o dia de parque. Ou um ônibus até Disney Springs, se tiver deixado seu carro estacionado lá. 

2. Estacione em Disney Springs e pegue o ônibus até Disney's Art of Animation Resort, o hotel mais colorido e com cara de Disney! Passeie pelo hotel e depois pegue o Disney Skyliner até o Disney's Caribbean Beach Resort - hub central em que acessará a outra linha do Skyliner. Então, pegue novamente o Disney Skyliner, dessa vez até o Epcot. No caminho até o parque ele para no Disney's Riviera Resort, se quiser pode aproveitar para conhecer mais um hotel, e depois seguir nas gôndolas aéreas até a estação do Epcot. Você não vai entrar no parque, e portanto não gastará um dia de ingresso. Dali, vá caminhando até o Disney's Boardwalk, explore o hotel que é um dos mais lindos na minha opinião e depois pegue o ônibus de volta para o Disney Springs. 

3. Estacione em Disney Springs e pegue um barco até o Disney's Port Orleans Resort - Riverside. O hotel é um dos mais agradáveis de passear, na minha opinião, e tem uma ótima praça de alimentação.

Você também pode visitar e comer nos Resorts da Universal, mesmo que não seja hóspede. Meu preferido é o Loews Portofino Bay Hotel. Eu recomendo visitar depois que sair de um dos parques da Universal. Pegue o barco que leva ao hotel ali em frente ao NBC Sports Grill & Brew, em City Walk. O hotel Portofino, com temática italiana, tem restaurantes deliciosos, mas a opção mais econômica é a Sal's Market Deli, em que você compra uma pizza italiana grande por cerca de US$20. Dá facilmente para dividir por 2, 3 pessoas. Depois, é só pegar o barco de volta para o City Walk.

Agora me conta, qual dica achou mais eficiente para economizar enquanto estiver em Orlando?

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!