Quando a gente começa a pensar numa viagem para Orlando são dezenas de detalhes que, se não forem bem pensados, podem (de verdade!) arruinar todos os nossos planos.

A melhor época para ir, quantos dias ficar, quais parques priorizar, o que fazer com as crianças que não entram nas atrações mais famosas, onde comer, quanto levar em dólares, se aluga um carro ou usa carros de aplicativos, onde se hospedar, como ganhar tempo nas filas nos parques... ufa! A lista é longa mas eu vou te ajudar a pensar nas principais providências e assim, dar um norte pro seu planejamento.

Depois, se tornando um passageiro da nossa agência, vai contar com nosso suporte personalizado e assessoria total para todos os itens que fechar conosco, tendo grandes chances de fazer a melhor viagem da sua vida!

E então, ao final desse post, vou sugerir um roteiro pra você se familiarizar com o ritmo de uma viagem pras terras mágicas, complementando seu planejamento inicial.

Vem comigo que a hora é essa!

Documentos

A primeira coisa a fazer é providenciar sua documentação. Passaporte e visto americano precisam estar em dia para que você possa pensar em viajar. Isso porque sem um deles não dá pra arriscar e comprar as passagens, afinal, se alguma coisa der errada no meio do caminho, as chances de você gastar ainda mais com remarcações ou cancelamentos é enorme. Portanto, tenha passaporte e visto em mãos para começar a sonhar. Nesse link você tem as informações sobre passaporte e nesse aqui, sobre o visto americano.

Os Estados Unidos não exigem que seu passaporte nem seu visto tenham pelo menos seis meses de validade – é preciso apenas que os documentos sejam válidos para toda a duração da sua viagem. 

Na nossa agência não emitimos aéreo, mas clicando aqui você vai ver dicas de como comprar passagens aéreas com valores bacanas e sem passar perrengues!

Quando ir

Na sequência, decida quando ir! É preciso levar em consideração uma série de fatores: temporadas alta X baixa, férias escolares pras crianças não perderem tantas aulas, clima frio ou quente, disponibilidade de agendar as férias no trabalho... aqui no BLOG tem um post onde me aprofundo no assunto pra te ajudar a escolher a melhor época para viajar pra Orlando. Clique aqui para ler!

Quanto tempo ficar

Meu lema de vida é "o ótimo é o inimigo do bom", logo, nem sempre vai ser possível ficar o tempo que gostaria em Orlando! Sim, chegou hora de definir quantos dias ficar na cidade! Mas tenha em mente que o mais importante é aproveitar ao máximo os dias livres e maximizar seu investimento nessa viagem, combinado?

Lembre que o dia em que você chega e o dia em que retorna, não são úteis. Na chegada, o cansaço do vôo vai pesar, tem check in no hotel, uma passada no supermercado para comprar itens básicos (e acabamos demorando porque o Walmart é gigante e a gente leva um tempo até achar tudo que precisa, fora o que acaba comprando aleatoriamente, hehehe) e é um dia que vai se dormir tarde, pra já cordar cedo no dia seguinte! E, no retorno, precisa estar pelo menos 4h antes da partida do seu vôo no aeroporto. Tudo isso? Sim! Não subestime a quantidade de tempo que vai gastar devolvendo o carro alugado, pesando as malas, passando na inspeção da polícia americana... Com isso, fica praticamente inviável encaixar programações nesses dois dias. Desconsidere-os do seu roteiro de atividades!

Agora, voltando ao assunto da quantidade de dias ideal para uma viagem a Orlando: pra quem tem liberdade de escolha eu sugiro a partir de 14 dias livres, ou seja, 16 dias de viagem no total

Mas eu sei que nem todo mundo consegue ficar 2 semanas viajando, por mil questões! Vale então priorizar as atividades que não abre mão de fazer dessa vez, tudo com com carinho e consciência. 

Fechadas as etapas acima, você está com passaporte e visto em mãos, já sabe quando e quantos dias vai tirar de férias. Oba! Seguimos em frente!

Hora de pensar em onde aproveitar esses dias!

Onde ficar

Optar por uma localização bacana vai otimizar seu deslocamento do hotel/ casa para os parques, lojas e passeios em Orlando. O centro turístico se concentra na International Drive e ali tem muitas opções de restaurantes, outlets e também hotéis - desde os mais simples até os de categoria luxo! Pesquise no Google sobre as opções e escolha um que caiba no seu orçamento. Nada de hotel "só pra dormir"! Segurança e limpeza devem ser levados em consideração! Um hotel muuuuito baratinho pode acabar sendo um barato que vai sair caro!

Nós somos muito criteriosos com hospedagem, afinal de contas, enquanto você está se divertindo, seus pertences e objetos pessoais ficam nos quartos. E quando chegam, querem camas aconchegantes, lençóis e toalhas limpas, chuveiros quentes e tranquilidade para descansar. Por isso, nos orçamentos que enviamos para os passageiros só indicamos hotéis que realmente têm boas avaliações, sempre, claro, de acordo com o limite de gastos estipulado no pedido.

Hospedar-se na International Drive também é uma vantagem para quem vai aos parques da Universal, porque ficam bem pertinho; o Sea World também fica por ali.

A cerca de 20 minutos da International Drive fica a região de Lake Buena Vista. Não tem tanta movimentação mas também existem restaurantes e é onde fica o Disney Springs, o centro de entretenimento da Disney. Em Lake Buena Vista estão localizados todos os parques da Disney, portanto escolher um hotel dessa área faz você ganhar tempo de deslocamento quando for dia de Walt Disney World.

Outra região bem conhecida é Kissimmee. Por ali ficam vários condomínios com casas para aluguel. As distâncias exatas podem ser calculadas no Google, mas considere 30 minutos de distância para a International Drive e/ou Lake Buena Vista. Kissimmee fica no meio do caminho! Hehehe!

Importante: Em Orlando, quase tudo é "perto", porque as rodovias cortam toda a cidade, e não costuma ter engarrafamento. Só acho que a escolha da hospedagem deve se basear em distâncias para determinados lugares se você não estiver alugando carro. Sem carro tudo é menos prático e rápido. 

Disney e Universal possuem resorts próprios e, obviamente, tem diárias mais altas que os hotéis de categorias semelhantes mas que não são das redes. No entanto, os hotéis temáticos oferecem benefícios como entrada mais cedo nos parques, transporte gratuito (e eficiente) entre os parques e hotéis e outras vantagens. Pesquise os valores e, se puder, sugiro que viva a experiência de se hospedar num hotel temático, ainda que não seja pelo período completo da viagem!

Como se deslocar

Você escolheu onde se hospedar, precisa escolher como se deslocar de um ponto a outro em Orlando. Tem um post aqui no BLOG detalhado que vai te ajudar a decidir. Mas, desde já aviso: nada se compara a alugar um carro! Costuma ser a escolha da enorme maioria dos nossos passageiros. Leia mais sobre como se locomover em Orlando clicando aqui!

Quais parques visitar

Agora, hora de definir quais parques fazer! No BLOG também temos um post com todos os parques de Orlando, clique aqui para saber mais!

Em suma, a Disney tem 4 parques temáticos (Magic Kingdom, EPCOT, Hollywood Studios e Animal Kingdom), a Universal tem 2 (Universal Studios e Island Of Adventures) e a rede Sea World tem 3 temáticos (Sea World e Discovery Cove - em Orlando - e Busch Gardens em Tampa, a cerca de 1:30h de Orlando).

Os parques aquáticos são Blizzard Beach e Typhoon Lagoon (Disney), Volcano Bay (Universal), Aquatica (Sea World) e Adventure Island (Sea World - em Tampa).

Em Winter Heaven, cidade a pouco mais de 1h de Orlando, fica a Legoland e o parque da Peppa. E em Cabo Canaveral, também a 1h de Orlando, fica o Kennedy Space Center, que não é exatamente um parque, está mais para um museu espacial da NASA.

Reserve um dia inteiro da sua viagem para cada parque que escolher fazer!

Muito cuidado para não comprar ingressos demais para dias de menos. Recomendo fortemente que, a cada dois dias de parques, um dia seja de descanso. Isso não quer dizer que você vai passar o dia no quarto dormindo, mas dependendo de onde estiver hospedado, vale tirar a manhã para descansar um pouquinho mais e curtir a estrutura do hotel. A maioria deles tem piscinas e em Orlando faz calor quase que o ano todo, então um dia mais leve significa não precisar acordar tão cedo e poder tirar a noite para uma voltinha da cidade, com paradas estratégicas e divertidas como nas lojas de US$1.25 (Dollar Tree) e um pulinho no Walmart! Um ou dois dias de compras também entram no roteiro! Vale até um jantar num restaurante bacana! Afinal, comer sem pressa e sem estar exausto deixa a comida com outro sabor, não é? Hehehe! Aqui no BLOG tem um post falando de vários restaurantes de Orlando. Clique e leia!

Depois é dormir cedo para acordar disposto no dia seguinte, e continuando a maratona de parques!

Quanto de dinheiro levar

Essa é uma questão bem pessoal, afinal, existem perfis de passageiros mais econômicos e outros mais tranquilos quanto aos gastos.

Falando do básico, que é alimentação e gastos extras diários como gasolina e pedágios, calcule US$60 por dia por pessoa (porque no mais, o céu é o limite!).

Claro que, como falei, esse número pode variar bastante, mas programando assim, pode ter uma ideia de gastos.

Outra estratégia é entrar nos sites dos supermercados e lojas para ter um parâmetro dos valores do que deseja comprar. Assim, não é pego de surpresa quando chegar aqui.

Exemplo de Roteiro

Agora que estruturamos toda a sua viagem, vamos ao roteiro.

Lembrando que é uma hipótese e que para escolher qual parque ir no dia, costumo consultar o calendário de lotações que utilizamos, o Undercover Tourist. Não tem nada de ciência exata, ou seja, pode ser que o calendário erre feio, mas é a ferramenta mais aproximada da realidade atual, ainda mais depois de 2 anos de demanda reprimida que tivemos por conta da Pandemia.

O que isso quer dizer? Que o calendário deve servir para te ajudar mas jamais para te limitar! Ou seja: quer começar a viagem visitando o Magic Kingdom mas no calendário de lotações está dizendo para evitar? Vá por sua conta e risco, quem sabe o que vai encontrar lá é só quem arriscou também!!! O mais importante é alinhar as expectativas com a realidade, assim, as frustrações deixam de existir!

Então, se uma família de 2 adultos e 2 crianças, com idades de 4 e 10 anos estivesse em Orlando por 16 dias em setembro de 2023, esse seria o roteiro que eu sugeriria a eles:

Informações Importantes sobre as escolhas da família:

* Estão hospedados num hotel na International Drive, categoria turística 3 estrelas;

* Alugaram carro para todo o período, retirando e devolvendo no Aeroporto de Orlando;

* Adquiriram 4 dias de parques Disney, com janela de uso de 7 dias a partir do 1o dia de visita. Como escolheram o 1o dia para começar a visitar os parques Disney em 08/09 precisam terminar as 4 visitas até 14/09, por isso o período da janela de uso está destacado no calendário; 

* Também compraram 2 dias de parques Universal, ingresso park to park, que permite a troca de parques no mesmo dia. Optaram pelo ingresso promocional (venda por tempo limitado aqui), onde compram 2 dias e ganham mais 3 - ou seja, ainda poderiam repetir um dos parques da Universal no dia 21, totalizando 5 visitas pelo valor de 2! Financeiramente era mais vantajoso que comprar só 2 dias e o Volcano Bay separado!

* Compraram um evento especial, a festa de Halloween da Disney, nada assustadora e indicada para toda a família: clique para saber mais sobre a Mickey's Not-So-Scary Halloween Party! No dia da festa, 09/09, a manhã deve ser livre ou de programações leves, porque a festa vai até tarde e as crianças ficam cansadas. Pode-se agendar uma refeição com personagens num resort Disney para o café da manhã por exemplo, depois dando uma passadinha na Five Below para comprar adereços de Halloween, chegando no Magic Kingdom às 16h, horário onde a entrada dos visitantes com ingresso do evento é liberada;

* O Sea World é um parque bem tranquilo, onde não há necessidade de se chegar tão cedo. Dá pra terminar todas as atrações até 19h. Por isso ele ficou entre o Magic Kingdom e o Busch Gardens, esses dois sim são parques que cansam mais. Depois do Sea World podem ir pro hotel descansar e recarregar as baterias.

* Nos dias 18 e 19/09 a família adquiriu uma noite num hotel Premier Universal, ou seja, apesar  de ficar hospedada num hotel econômico da International Drive, nessa noite dormiram no hotel da rede Universal que contempla Express Pass Ilimitado gratuitamente para todos os ocupantes do quarto. Só fizeram o check in e check out e os passes foram garantidos nos dias 18 e 19/09. Maiores informações de como fazer o mesmo é só falar com a gente!

* Após a sequência de Island e Universal, nada mais justo que relaxar no Volcano Bay, parque aquático da rede Universal.

* Como dito, no dia de chegada e retorno não sobra muito tempo para atividades, no máximo uma voltinha no Walmart para garantir os chocolates da volta ao Brasil.

 

E aí? Tudo certo com sua programação para as férias em Orlando?

Me contem o que acharam e o que fariam diferente!

Comentários (1)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
  • C
    CarlaJulho 2023
    Que incrível!!! Vai ajudar muitas pessoas com certeza!! Informações valiosas!